Cactus Care 101: Como proteger suas plantas contra queimaduras de inverno?

Cactus on windowsill during winter.


Baixe agora o Guia de Sementes de Rosas do Deserto

Grátis

Baixe agora o Guia de Sementes de Rosas do Deserto
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O inverno traz uma transformação serena e muitas vezes mágica às nossas paisagens, à medida que a neve cobre a terra. Porém, para os jardineiros de cactos, o início do inverno pode ser um momento de preocupação. Os cactos, com a sua reputação de prosperar em condições áridas desérticas, podem parecer mal equipados para resistir à dureza do tempo frio. No entanto, com os devidos cuidados e precauções, você pode proteger suas plantas premiadas dos temidos danos causados ​​​​pelas queimaduras de inverno que podem ocorrer durante os meses frios.

Então, como proteger seus cactos dos danos causados ​​pelas queimaduras no inverno? Você pode ajudar seus cactos a se adaptarem às condições de inverno regando-os com menos frequência, protegendo-os, usando cobertura morta, movendo-os para dentro de casa ou fazendo uma manta de gelo.

Continue lendo para mais detalhes.

Como o frio prejudica as plantas?

O frio extremo afeta o tecido vegetal de duas maneiras principais. O primeiro está relacionado à biologia vegetal.

Como qualquer outro organismo, existe uma temperatura ideal para todos os processos celulares que as plantas precisam para prosperar. Quanto mais frias estão as plantas, mais difícil é para elas acompanhar esses processos.

A maioria das plantas entra em estado de dormência neste ponto, assim como as árvores decíduas fazem no inverno. No entanto, a dormência não pode durar para sempre porque as plantas não conseguem reparar danos nos tecidos ou crescer neste estado..

O congelamento é outro risco associado a temperaturas extremamente baixas e é destrutivo para as plantas.

Mini suculenta no parapeito da janela durante o inverno.
Existe uma temperatura ideal para todos os processos celulares que as plantas precisam para prosperar.

Quando a temperatura cai até o ponto de congelamento, a água cristaliza, formando gelo. Se você já deixou uma garrafa de água no freezer, sabe que o gelo se expande depois de cristalizar.

A combinação de cristais de água afiados e expansão extática células vegetais, o que explica por que as plantas congeladas ficam moles e descoloridas.

Como os cactos se adaptam às temperaturas frias do inverno

Felizmente, nem todas as plantas são afetadas pelo frio. Os cactos são um bom exemplo.

Os cactos se adaptam de várias maneiras para sobreviver durante o inverno, e a regulação da água é a razão por trás de todas essas adaptações.

Cactos em geral permanecer inativo Durante o inverno, quando as temperaturas tendem a cair abaixo de zero. Eles reduzem sua atividade celular e param de crescer, permitindo-lhes sobreviver com o mínimo de água.

Esta é uma das melhores adaptações da maioria das plantas do deserto, mas também evita que os cactos morram quando a geada cobre o solo.

Quando uma planta tem menos água, é menos probabilidade de cristalizar Devido ao congelamento.

Neve em um cacto.Neve em um cacto.
Os cactos se adaptam de várias maneiras para sobreviver durante o inverno, e a regulação da água é a razão por trás de todas essas adaptações.

O baixo teor de água faz com que outros compostos nas células vegetais fiquem anormalmente concentrados. A alta concentração faz com que funcionem como anticongelante natural, protegendo assim o cacto.

O cacto pode mover água para os espaços intersticiais entre as células se o nível da água não cair o suficiente para ativar esse anticongelante natural.

Embora cristais maiores se formem aqui, eles não podem danificar as células vegetais. Certas proteínas encontradas na superfície celular ajudam a repelir esses grandes cristais.

Estas adaptações são apenas parcialmente infalíveis, mas o seu impacto é impressionante. Algumas espécies de cactos podem suportar temperaturas abaixo de -30°F.

Normalmente, as plantas não conseguem suportar esse frio por muito tempo, mas as variedades resistentes não se deixarão intimidar por uma ou duas noites geladas no auge do inverno e não serão capazes de se regenerar quando o tempo quente retornar.

Quais espécies de cactos podem ser congeladas?

Apesar de terem a reputação de prosperar em climas quentes, algumas espécies de cactos crescem naturalmente nas regiões mais frias do norte. Alguns tipos de cactos são nativos do Canadá. Estas são algumas das espécies de cactos resistentes ao frio:

Cacto ouriço do prado

Esses pequenos cactos em forma de montículo, nativos das Grandes Planícies Americanas e das Montanhas Rochosas, são resistentes e atraentes.

Eles podem suportar qualquer condição de inverno, mas prosperam melhor quando cobertos de neve ou cobertura morta durante os meses mais frios.

Cacto Barril Gancho

Esta espécie é única porque pode suportar temperaturas extremamente altas e baixas.

cresce em regiões áridas do sul dos Estados Unidos e do norte do México, onde as temperaturas diurnas e noturnas variam consideravelmente. Regue moderadamente para um crescimento ideal.

Cacto Barril do Texas

O cacto barril do Texas parece um ninho de pássaro feito de espinhos porque é coberto de espinhos salientes.

Uma imagem em close de um cacto barril dourado.Uma imagem em close de um cacto barril dourado.
temperaturas abaixo 5°F Isso pode danificar a planta.

É encontrado principalmente no deserto de Chihuahuan e pode resistir a geadas de até 5°F. Temperaturas abaixo disso podem danificar a planta.

Pera espinhosa Santa Rita

As peras espinhosas vêm em diferentes espécies resistentes ao frio, com o Santa Rita sendo um dos mais comuns.

Quando não está em fase de crescimento ativo ou apenas ligeiramente estressado, suas almofadas adquirem uma espetacular cor roxa escura que acrescenta cor à paisagem durante todo o ano.

Embora seja resistente à geada, Santa Rita pode crescer até um metro e oitenta de altura, o que torna difícil protegê-la quando o tempo frio se aproxima.

pera espinhosa oriental

Esta espécie de cacto é nativa dos Estados Unidos e é frequentemente encontrada nos estados centrais e orientais.

É amplamente coletado para alimentação, como muitos outros cactos de pera espinhosa, pois os caules e os frutos são comestíveis.

Cacto de pera espinhosa. Cacto de pera espinhosa.
Esta espécie de cacto é nativa dos Estados Unidos e é frequentemente encontrada nos estados centrais e orientais.

No entanto, o pera espinhosa oriental Ele murcha com a queda da temperatura e acaba caindo no chão. Ele volta à vida durante a primavera.

Como proteger os cactos das queimaduras do inverno

Regue com menos frequência

Ajude seus cactos a se adaptarem gradualmente ao clima frio à medida que as temperaturas caem. Uma maneira de conseguir isso é regar as plantas com menos frequência, até uma vez a cada seis semanas para a maioria das espécies.

Reduzir a frequência de rega estimula os cactos a entrarem em dormência, permitindo-lhes sobreviver durante o inverno.

Proteja seu cacto do ar frio

Evite esperar até que a geada seja forte para proteger seus cactos do ar frio. Se sua planta for pequena e estiver em um vaso, você pode movê-la para um local protegido, como atrás de uma parede ou longe de ventos fortes.

Móveis antigos são outra alternativa que você pode usar para proteger seu cacto. Você pode colocar uma cadeira sobre o cacto para ajudar a reter um pouco do calor.

Se o seu cacto for pequeno, você pode colocar recipientes de plástico de cabeça para baixo na planta, mas deixando algum espaço para a entrada de ar.

Use cobertura morta ou pedras

Às vezes, o solo perde o calor mais rapidamente à medida que o tempo esfria. Felizmente, você pode proteger seu cacto cobrindo o solo com materiais que ajudam a reter o calor.

Algumas variedades de pedra mais escuras são excelentes para reter o calor do solo. Lava negra ou rochas marrons e vermelhas podem ajudar a reter o calor no solo, dependendo do ambiente.

Você também pode usar cobertura morta para cobrir o solo como alternativa às pedras. A cobertura morta manterá seu cacto confortável, retendo o calor.

Evite usar muita cobertura morta, pois ela pode reter a umidade e causar o apodrecimento dos cactos, uma vez que eles não toleram o excesso de umidade.

Mova seu cacto para dentro de casa

Pode ser melhor mover seu cacto para dentro de casa se você mora em um clima extremamente frio.

Mas ao fazer isso, tome cuidado para não chocar seu cacto alterando abruptamente a temperatura, a luz ou a umidade, pois isso pode afetar seu processo normal de adaptação.

Ao mover seu cacto para dentro de casa, coloque-o em um local com bastante luz solar ou adicione uma luz de cultivo específica para cactos em sua sala de plantas.

Cacto no parapeito da janela. Cacto no parapeito da janela.
Lembre-se de ajustar a temperatura e a umidade ambiente para corresponder às condições climáticas externas.

Além disso, certifique-se de que não haja poeira ou obstruções na superfície da planta para que ela possa absorver luz solar suficiente.

Lembre-se de ajustar a temperatura e a umidade ambiente para corresponder às condições climáticas externas.

Faça uma manta anti-gelo

Esta é uma técnica rápida e eficaz para proteger o seu cacto do congelamento. Você pode fazer isso de várias maneiras.

Existem produtos especiais de alta qualidade. cobertores de gelo que retêm calor na camada de ar que envolve o cacto. Você também pode usar folhas de plástico, estopa e outros materiais.

PARA tecido anti-geloespecialmente branco, permite a passagem da luz solar e a estopa permite o fluxo de ar. No entanto, você deve deixar espaço para a circulação do ar se usar uma folha de plástico.

O mais importante é garantir que a manta não toque no cacto de forma alguma.

O calor produzido dessa forma vem da camada de ar retido, portanto, se o material tocar sua planta, poderá causar uma queda na temperatura e criar espaço para danos por geada.

Use um objeto resistente, como uma cadeira, para apoiar o cobertor e evitar que ele se mova. Pode ser necessário usar várias camadas de tecido se estiver muito frio onde você está.

Outra opção, especialmente ao mover seu cacto para dentro de casa, é adicionar luz artificial dentro do cobertor para aumentar ainda mais a temperatura.

Como reviver um cacto congelado

Mesmo depois de fazer tudo isso, seu cacto ainda pode sofrer queimaduras no inverno. Ou talvez o seu cacto tenha sofrido danos causados ​​pela geada porque você não tinha ideia de como protegê-lo.

De qualquer forma, você ainda pode revivê-lo, então não há motivo para alarme.

Quando a geada danificar seu cacto, você notará tecidos moles ao redor das partes danificadas. Essas partes danificadas ficam inicialmente brancas. Não faça nada neste momento e espere o cacto se reparar.

As partes danificadas logo ficarão roxas e eventualmente pretas. Se ficarem pretos, isso significa que o tecido está danificado sem possibilidade de reparo.

Neste ponto, ameixa seca o cacto e remova todas as áreas pretas danificadas para evitar maiores danos.

Resumindo

Os cactos são muito adaptáveis ​​e podem sobreviver a temperaturas extremamente quentes e frias. Mas se você mora em áreas propensas a temperaturas frias, pode proteger seus cactos dos danos causados ​​pelas queimaduras de inverno, seguindo as técnicas simples descritas acima.

Última atualização em 05/02/2024 / Links afiliados / Imagens da Amazon Product Advertising API

Sobre o Autor

Helena Rosas do Deserto
Helena Rosas do Deserto

Sou Helena Maria, Cultivo Rosas do Deserto há 14 anos, sou formada em Paisagismo, e tenho muito carinho pelas Rosas do Deserto, Decidi criar esse blog para compartilhar dicas e ensinamentos sobre como fazer Rosas do Deserto Florir.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *